quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Um sorriso no passado, uma memória no futuro...


As vezes acreditar no futuro é a melhor coisa que podemos fazer por nós mesmos, pelos outros e pela nossa sanidade... ...outras vezes olhar para o passado é essencial, oque nos motiva a continuar, nossos objetivos, nossas experiências, nossos arrependimentos, pelo que fizemos de errado, porém acho que ainda mais pelo que não fizemos, pelo que não arriscamos, pelos erros que não cometemos, já que é errando que se aprende, acertando, simplesmente estamos perigando cair na mesmice, das mesmas falas, das mesmas soluções, o problema, elas serão válidas apenas para os mesmos erros... ...onde abrimos um vale de riscos, ao qual não teremos a capacidade de atravessar sozinhos, não sem arriscar, não sem acreditar que podemos errar, errando até acertar, errando até transformar nossos erros em acertos.

Pensando assim, porque buscamos tanto sempre estarmos certos? Qual a graça de sempre estarmos certos? A graça é dividir os conhecimentos, é ensinar, mas acima de tudo aprender. É olhar para o lado e ver a beleza no desconhecido, de tal forma a ver o mais conhecido com um olhar de estranhamento, um novo olhar, um olhar de criança, ignorando conceitos pré moldados e pré concebidos de oque é oque, de como se usa, se vê, se sente cada coisa... ...para uma criança a nuvem pode ter gosto de algodão-doce, de algodão ou mashmalow, a grama é comida de cavalo, é campo de futebol, é casa de formiga, é lugar de brincadeira, onde ela vai rolar e ficar dando cambalhotas até adormecer olhando no que cada nuvem aparenta ser.
Eu olho pro passado e penso em quantas coisas deixei de fazer, mas não
me arrependo de todo tempo que passei fazendo aulas, cursos, oficinas,... ...não me arrependo de ter matado aula, mas não me arrependo de ter ido pra aula, mas me arrependo de ter esquecido de fazer essas coisas quando precisava, me arrependo de não ter ido em festas, em aulas, em cursos, em apresentações, no cinema, no teatro ou em alguma viagem. Vejo meu passado, me arrependo da declaração que deixei de fazer, do discurso que esqueci de falar, da carta que nunca enviei, do Adeus que nunca vou poder "te dar"... ...olho pro meu passado e lembro com saudade dos momentos que aparentam ter sido ontem, mas foram a alguns anos de ser ontem, das tardes que foram agora, mas um agora no ensino médio, das festas que foram a algumas horas atras e acabo notando como o tempo passou rápido, e eu nem notei que fechei o olho e tantos anos se passaram, como eu não notei que estava passando tão rápido? Com não notei as pessoas indo e vindo? Como não vi que iria perder pessoas, pro tempo, pra morte, pra namoros, porque ao envelhecer, as coisas tem q ser complicadas de formas críticas, os problemas que eu tinha não eram menores dos que tenho hoje, mas a resolução era muito mais próxima, era muito mais acessível, era muito mais coerente...
Uma coisa não me arrependo, não me arrependo do meu passado, não me arrependo das pessoas que enfrentei, não me arrependo das relações que cortei, das amizades que fiz, dos amores que senti, das conversas, das danças, das festas, dos eventos, dos momentos. Não me arrependo de ter me deixado viver cada um desses momentos, sou feliz por eles... ...mas sinto tanta saudade deles, sinto inveja do meu passado, ele tem todas essas memórias para ele, enquanto eu só tenho as memórias...
Porque da imagem? Porque ela me inspirou a escrever este texto, porque olho pra ela e penso em tudo que eles passaram, em tudo q eles enfrentaram e que não é que eles sejam fortes ou fracos, corajosos ou medrosos, eles acertaram, erraram, se arrependeram, se redimiram, ou não, mas eles progrediram, mostraram que o passado é importante, mas o futuro é o mais importante, porque não podemos mudar oque já aconteceu, não podemos fazer com que ele mude, mas o futuro esta cada dia menos em nossas mãos, cada milésimo de segundo temos menos futuro e mais passado... ...aproveito seu agora, transformando sempre o seu futuro em um passado a se recordar sorrindo...

Um comentário:

  1. Acredito que em tudo seja necessário errar para aprender, existem coisas que só por você acertar com esforço já é suficiente para aprender, ou até mesmo aprender sem perceber, não desvalorizo o valor do aprendizado pelo erro, mas não acho que são todos os erros que valem a pena serem cometidos.
    O passado é algo que nos fez o que é, que nos moldou e deformou, que nos girou e torceu, algo que não podemos mudar, mas que não devemos esquecer, creio que o mais importante do passado é que faz parte de nós, partes boas e ruins, sentir saudade e normal, mas inveja é algo paradoxal, sentimos inveja de algo que valorizamos, se no passado não éramos quem somos, então não saberíamos dar o devido valor a certas coisas.

    Beijos =*** Te amo

    ResponderExcluir